quinta-feira, 31 de março de 2011

INSS - Uma luz no fim do túnel.

Por isso vou começar a estudar segunda-feira, tem mt gente descrente, eu quero é estar preparada, mt bem preparada!!

A luta pela realização do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ainda este ano, continua. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, solicitou uma audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para discutir o provimento de vagas para a autarquia. A expectativa é de que o encontro entre os ministros aconteça em abril. 
 
Por conta da criação das 720 agências previstas no Plano de Expansão da Rede de atendimento (PEX); do déficit de mais de 10 mil servidores e do grande número de aposentadorias previstas para os próximos anos (7 mil somente este ano), o INSS pediu autorização para preencher 10 mil vagas (8 mil para técnico e 2 mil para analista). A autarquia quer contratar, pelo menos, 2 mil profissionais este ano, e o restante, até 2014.
 
Em virtude desse quadro, o INSS é cotado para ser exceção ao adiamento de concurso e da nomeação de aprovados para o Executivo federal (decorrente do corte de R$50,7 bilhões no Orçamento da União de 2011), após o estudo que está em curso no Planejamento.
 
O cargo de técnico exige o nível médio (antigo 2º grau) e proporciona vencimentos iniciais de R$2.980. Há, ainda, uma gratificação de desempenho, que pode elevar a remuneração a R$3.280. Já para analista do seguro social, a exigência é o ensino superior, em diversas áreas. A remuneração é de R$4.917. Com a gratificação de desempenho, os ganhos poderão ser elevados a R$5.580. Os profissionais trabalham analisando e concedendo os benefícios aos segurados.
 
A necessidade de realização do concurso também é sentida pelos servidores da Previdência Social. Em seu site, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) realizou uma pesquisa com o tema: "O que os servidores querem que aconteça na Previdência?". Dos 1.119 participantes, 513 (45, 8%) votaram na opção "Recursos para a conclusão das 720 agências, mais concursos e mais servidores"; 359 (32, 1%) em "Indicação de servidores para diversos escalões do Ministério e do INSS"; 99 (8, 8%) em "Consolidação do processo de profissionalização da gestão"; e, por último, 148 (13, 2%) em "Indicação de um ministro identificado com a Casa".
 
Perito médico - Na próxima semana, a Secretaria de Expediente do Senado deverá encaminhar para sanção presidencial o Projeto de Lei nº 178/10, do Executivo, que visa à criação de 500 cargos de perito médico para o INSS, além de 614 funções comissionadas.
 
Na última terça-feira, dia 29, terminou o prazo de emendas ao projeto. Agora, a matéria apenas precisa ser lida no Plenário para ser enviada à Casa Civil. A partir disso, a presidente Dilma Rousseff terá 15 dias úteis para promulgar a lei.
 
Fonte: Folha Dirigida
 
 
 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Galinha " Escabelada" - meu almoço de amanhã!

Boa Noite - DE NOVO
Não sei se já contei mais minha paixão por blogs de culinária nasceu pq faço almoço para levar para o trabalho, apesar de gostar de cozinhar tem dias que estamos com preguiça e sem inspiração aí descobri os blogs que me dão grande ajuda. Me Apaixonei por eles...
Hj procurando alguma receita com filé de frango encontrei esse no blog da Priscila -  com licença de postar suas medidas eu fiz igual, mas reduzi pela metade - só pra mim!!
 

  •  Filés de Frango
  • 1 molho de tomate comprado
  • 1 copo de requeijão cremoso de copo
  • batata palha
  • Metade da embalagem do molho de água 
  • parmesão ralado e orégano
  •  
  • Tempere o frango com alho, pimenta e limão e deixe marinar por 30 min.
  •  
  • Coloque na assadeira ou refratário com o molho de tomates, a água e colheradas de requeijão, polvilhe quijo ralado e parmesão.
  •  Eu coloquei pouco requeijão por isso não misturou e a batata vai amanhã na hora do almoço.
  • O cheiro estava de chamar os vizinhos e claro provei um pedaço... divino. Já tá na lista de preferidas.

Pizza... do sábado!!

Boa Noite Povo...
Essa pizza sempre fez o maior sucesso lá em casa - casa de mamy e papy.
Então, sábado estava lá e tinha um monte de peito de peru, pensei isso dá pizza, mas resolvi fazer minis... pq meu pai não gosta - isso msm n gosta de pizza e só seria para mim e mamãe. Vamos a receitinha:
Para uma pizza grande ou seis mini.

1 copo de leite morno - usei em pó dá certo tb
3 colheres de óleo - azeite é melhor
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
3/4 de pct de fermento granulado para pão
Farinha de trigo o qt baste - vai um meio quilo

Misturar os ing secos- só um pouco de farinha - depois colocar o leite e o óleo misturar até formar uma massa lisa e não mt dura.
Descansar uns 20 minutos dentro do forno.
Como fiz mini eu pré assei mas qd faço grande já coloco recheio direto e levo td ao forno.

Usei molho de tomate no disco e por cima peito de peru cortadinho, muçarela cortadinha, milho, tomate, orégano e azeitona.
Mas o recheio é a gosto, um molinho de frango fica mt bom.
Só não tenho fts de assada pq acabou a luz kkkk!!
Porém,,,,,,, trouxe duas congeladas, qd assar posto aqui.


Eu Mudei td de novo!!

Bom Dia Pessoas...
Então, já perceberam que eu gosto de sempre mudar as cores e figuras aqui do blog - enjoo fácil!!!
Estou na última semana de preparação para o TJES - preparação meia boca confesso, mas semana que vem, ahaaaaaa SEMANA QUE VEM, vou começar firme para o INSS,  ND nem NG irá me deter ....

Ahhhhhh... mais tarde vou postar a receitinha que fiz no fds, é minha msm, pizza fácil e boa, mas tive que comer no ESCURO, isso msm acabou  a luz na cidade de mamy... minha cidade natal!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Comemoração de 01 mês...



Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar, os amigos receber

Mil felicidades, amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção

Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos, vamos lá!

Parabéns, parabéns
Hoje é o seu dia, que dia mais feliz!
Parabéns, parabéns
Cante novamente que a gente pede bis!

É pique, é pique
É pique, é pique, é pique.
É hora, é hora
É hora, é hora, é hora

Rá, tim, bum...

Meninas e Meninos, hj p blog está fazendo 01 mês. Mt obrigada as pessoas que add e deixaram comentários, estou mt feliz com essa nova experiência!!!
Só nao vou ter tempo de fazer um bolinho para comemorar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Eu chamo de BRUSCHETTA!

Lanchinho agradável que eu carinhosamente chamo de Bruschetta eu bem sei que a "verdadeira" tem outro jeito de fazer, mas a minha é tão gostosinha....
Fiz para meu "jantar"
Quantidade dá para dois pães franceses (aqui em Vix, pão de sal...)



1 tomate picado miudinho
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola pequena picadinha
manjericão picadinho a gosto
azeite, sal e pimenta a gosto
Misturei tudo e deixei tomar gosto por uns 20 min.
Depois coloquei sobre fatias de pão e salpiquei queijo parmesão
Levei a forno e depois de derretido o queijo está pronto

Leite "queimado".

Bom Dia ...
Tempo chuvso, temperatura amena aqui em Vix.
Me fez lembrar uma receitinha da minha avó:

Leite queimado.
Derreta 03 colheres de açúcar.
Após derretido coloque uma xícara de leite e deixe ferver um pouco.
Coloque em uma xícara com canela em pó por cima do leite.
Fantástico.


Obs: A canela pode ser mistura ao açúcar quando for derreter, fica a gosto do freguês.

terça-feira, 22 de março de 2011

Mensagem para começar o dia!!!!

O DIFÍCIL NÃO é impossível.
Quem vive para o que der e vier,
sabe que semeando a boa semente,
ainda que seja pela umidade das lágrimas, um dia verá nascerem as plantas. Pode mesmo acontecer que os outros não valorizem o quanto custou esse trabalho. Não faz mal:
Você se comprometeu pelo ideal do bem. Não importa também se, nesse esforço, tropeçou e caiu, pois é aos que tombam na luta que se costuma chamar de heróis. Apenas o que se lhes pede é o testemunho da
PERSEVERANÇA.

(Extraído do livro 100 dicas para viver melhor)
Autor: (Gianfrancesco T. Venturin

domingo, 20 de março de 2011

O almoço de hj - Fricassé de Frango - inspiração Rose do Receitinhas e frescurinhas!

Bom Domingão!
Gentemm, eu sou uma pessoa bem organizada, normalmente na quinta já começo a pensar nos que vou comer no fds.
Neste pensei: vou almoçar fora!! Ah, to cansada, semana pesada! Mas mudei de ideia!! Procurei então uma receita fácil - para não perder o tempo dos estudos - e que eu pudesse levar para o almoço de segunda no trabalho tb, isso aí economia de guerra. Então fui visitar os blog amigos, achei mttttts coisas, mas uma me chamou atenção pq era prática e eu tinha quase td em casa.
Então o prato de hj foi o Fricassé do blog da ROSE. Modifiquei um pouquindo tá...


 Assim, como a Rose não segui receitas, só orientações...
Fiz um pure de batatas com leite (ela colocou c. de leite eu esqueci de comprar kkk), margarina, pimenta, cheiro verde e uma colherzinha de requeijão. Levei ao fogo para engrossar.
Cozinhei o peito de frango depois de refogá-lo com cebola, alho e um pacotinho de sazon vermelho.
Fiz um molho com frango desfiado, coloquei tomates, milho, azeitonas e molho de tomates. Depois coloquei por cima do pure.
Espalhei requeijão por cima do molho de frango - usei Tirolez Ligth e levei ao forno.
O toque final foi colocar batatas quando ficou pronto.
Ficou mt bom, a primeira etapa comi com arroz branco, o resto... puro msm.. ahhhh com molho de pimenta!!
Fiz duas porções, uma deixei na geladeira envolta no papel filme, almoço de amanhã.

Grande bj... vou estudar um pouco!!!



sábado, 19 de março de 2011

Repaginando!!!

Boa Noite PESSOASSSSSSSS!!!
Enfim, tive tempo de mudar algumas coisas no blog e colocar o topo que ganhei do FÁBIO - colaborador lá do blog da Cátia, gente ele é ótimo...MT OBRIGADA!! Em breve vamos montar nossa parceria!!!

Hj tb consegui estudar um pouco - e vou continuar agora à noite - é NO SÁBADO à noite!!! Afinal, essa semana foi pesada e não rendeu nadica de nd de estudos.


Estou com mt vontade de voltar ao VELHO RITMO de estudos. Que Deus me ajude a continuar nessa caminhada!



sexta-feira, 18 de março de 2011

Lindo Demais... inspirador!!!

Satisfação e uma msg de reflexão...

Meninas e Meninos, não abandonei o blog NÃOOOOOOOOOO!!
Acontece que essa semana alguns problemas pessoais me impediram de postar bem como de fazer "coisinhas gostosas na cozinha"!!!
Mas as coisas que me dão dor de cabeça - literalmente - vão ser resolvidas tenho fé em DEUS. E eu estarei postando com maior frequencia por aqui.


Então, vamos a uma reflexão?

A Pedra
 
O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida. não existirá uma, que você não possa aproveitá-la para seu crescimento espiritual. Quando a sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria, para mais tarde você olhar para ela, e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no seu crescimento espiritual.

Abençoado dia pra você!!!
Autor Desconhecido

segunda-feira, 14 de março de 2011

Começando a semana com VITAMINA!!!




Hj, começei o dia com uma daquelas vitaminas que outro dia postei por aqui. Fiz algumas mudanças.
Vitamina de Iogurte com Cacau.
1 copo de iogurte natural desantado - fiz na iogurteira fun kitchen (nd de mais)
2 colheres de cacau em pó
1 banana prata grande
1/2 maçã - não tinha na receita original
1 colher de aveia.
Bater tudo no liquidificador.
Opinião: Na próxima vez, vou adicionar mel, achei meio sem doce, mas desce..Recomendo.
A receita original tinha adoçante e linhaça, não coloquei nenhum dos dois.

sábado, 12 de março de 2011

Torta de Liquidificador - To comendo agora!!!!

Boa noite de sabadão meu povo!!!
Então, aqui em Vix chove mt agora... resolvi testar uma receita prática então.

A torta de liquidificador blog da Jana . Recomendo testarem tb. Olha já fiz mts tortas de liquidificador, mas essa é sensacional, tem uma textura leve.
Recheei com atum tb, só não coloquei o palmito.
Experimentemmmmmmmmm... Hummm acompanhada de uma boa coca-cola.
Montandoooooo....  
Terminandoooo....
Finalizada, agora é saborear... fiz meia receita, só pra mim rsrs

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sopa emagrecedora. Eu Testei!!!!

Boa Noite Pessoas....
Acabo de testar uma daquelas sopinhas que postei outro dia
A de legumes, com algumas alterações. Acrescentei molho de tomate pq achei que ia ficar mt branco e queijo branco pq eu adoro e não é calórico.
Na minha opinião é boa, claro não é aquela coisa saborosa mas ficou gostosa e engana o estômago que queria msm uma boa pizza kkk. Ahhh o manjericão adicionado no final fica incrível.
Recomendo, o resultado:

Não se deixe soterrar




Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda.
Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate.
Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o encobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais.
No entanto, na medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão e ia pisando sobre ela.
Logo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que , finalmente, conseguiu sair...".
Muitas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço e, de quebra, ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre. É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nesses momentos difíceis, é importante que lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade.
Afinal, se permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções:
Ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo; - Ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre. É importante que, se estamos nos sentindo soterrar, sacudamos a terra e a aproveitemos para subir.
Ademais, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, do qual podemos nos aproximar através da oração.
Autor: Desconhecido

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sopas emagrecedoras

Ai, gente!!!!

Agora decidi que vou perder uns quilinhos - uns 05 tá bom!!!!

Como não tenho mt tempo - AFINAL PRIMEIRO EU ESTUDO.. DEPOIS COZINHO kkkk - encontrei umas receitinhas de sopa (que segundo o site emagrecem) vou tentar fazê-las no jantar e aquelas vitaminas no café da manhã. Vamos quer no que dá.
 Ah!! O doce já cortei, nem bala!!
Se quiserem me acompanhar está aqui o "roteiro das delícias":

Sopa de Milho

Ingredientes
1/2 lata de milho verde
3 xícaras (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
1/2 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
100g de macarrão de sopas
2 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de salsa
Modo de Fazer
Bata o milho no liqüidiflcador com metade do leite. Coe e misture o resto do leite. Doure a cebola e o alho no azeite. Junte o frango, o milho e cozinhe 10 minutos. Junte o macarrão e a água. Mexa até ferver. Cozinhe 10 minutos.
Rendimento: 4 porcões
Calorias: 225 por Porção 


Caldo verde com Mandioquinha

Ingredientes
lOOg de músculo em pedaço
1 cebola
4 mandioquinhas
1 maço de cheiro-verde
4 xícaras (chá) de água
1 vidro de palmito
2 dentes de alho
1 colher (chá) de azeite
2 xícaras (chá) de couve
Modo de Fazer
Refogue o músculo com a cebola, a água, a mandioquinha e cheiro—verde. Cozinhe 30 minutos em fogo baixo. Tire o cheiro-verde e o músculo e bata o resto no liqüidificador. Refogue o alho no azeite e junte a couve. Despeje o caldo na panela com o palmito e deixe ferver.
Rendimento: 4 porções
Calorias: 195 por porção 


Sopa de abóbora com feijão branco

Ingredientes
500g de abobora em cubos
1 colher (chá) de azeite
2 tomates maduros
1 cebola picada
1 litro de caldo de legumes
1 raminho de hortelã fresca
1 xícara (chá) de feijão branco cozido
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de Fazer
Refogue a abóbora no azeite e junte os tomates, o alho, a cebola e deixe refogar por 5 minutos. Regue com o caldo e deixe cozinhar em fogo baixo até amaciar. Espere amornar e bata no liqüidificador. Volte à panela com o feijão e deixe encorpar. Na hora de servir, polvilhe a salsa.
Rendimento: 4 porções
Calorias: 135 por porção 


Sopa de legumes

Ingredientes
1/2 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
1 cenoura em rodelas
2 batatas em cubos
2 tomates sem pele sem sementes picados
100 g de macarrão
2 colheres (sopa) de folhas de manjericão
Modo de Fazer
Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte a cenoura, a batata e o tomate e 1 litro de água fria deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Coloque o macarrão, mexa até ferver e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Coloque as folhas de manjericão e sirva.
Rendimento: 4 porções
Calorias: 289 por porção.


Sopa de abobrinha com arroz

Ingredientes
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de óleo
4 abobrinhas com casca picadas
3 tomates picados sem pele e sem sementes
1 litro de caldo de galinha
1 xícara (chá) de arroz
2 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de Fazer
Doure o alho no óleo, acrescente as abobrinhas e refogue-as até ficarem macias. Acrescente os tomates e deixe-os aquecer. Adicione o caldo de frango e deixe ferver. Por último, coloque o arroz e deixe até cozinhar. Desligue o fogo e polvilhe a salsa. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções
Calorias : 260 por porção
Essa eu já fiz é boa d+++++

O que estudar para o TCU 2011 - Por Fernando Gama - EVP

O que estudar para o TCU 2011??



Prezado aluno,

O concurso para Auditor de Controle Externo vem sofrendo modificações ano a ano, de modo que é difícil sugerir, antes de sair o edital, um rol de obras e aulas a serem consultadas. Além disso, o concurso para Obras é bem específico eu não saberia indicar livros para estudar para essa parte da prova. No entanto, podemos verificar que em todos os concursos foram cobradas as seguintes matérias, que eu acho que devem ser estudadas, antes mesmo do edital sair:

a) Português

Para Língua Portuguesa, eu não sugiro nenhuma obra em específico. Nesse caso, é bom treinar bastante com provas anteriores toda semana. Caso seja necessário uma base de teoria, há boas aulas virtuais aqui no site do EVP. Na época usei aulas online, escritas (não em vídeo).Foram úteis, mas, sinceramente, o que mais me ajudou foi resolver as provas anteriores arduamente.

b) Língua estrangeira

Nesse caso, estudar para Inglês vai do nível de cada um nessa língua. Há boas aulas aqui no site, mas eu acho complicado sugerir alguma coisa nesse sentido, já que o nível de inglês de cada pessoa é geralmente muito disperso. E não acredito que alguém consiga aprender o suficiente para fazer uma boa prova em poucos meses. 

c) Controle Externo

Eu tenho dois curso de Controle Externo aqui no EVP. Um teórico e outro, recém-lançado, em exercícios. O primeiro têm 28 aulas de 15 minutos e o segundo 34 de 30 minutos. Sugiro que você assista o curso teórico para ter uma boa base, mas, na minha opinião, o segundo curso está melhor estruturado. No entanto, é indispensável assistir o primeiro para entrar no segundo curso.

Caso você queira ter uma base teórica, eu gostaria de sugerir duas obras muito boas que eu conheço. A primeira é o livro do Prof. Valdecir Pascoal, COnselheiro do TCE/PE. A obra intitulada "Direito Financeiro e Controle Externo" é uma primazia pela forma suscinta com que trata assuntos complexos. Foi a obra que eu usei e que me fez aprender Controle Externo. Além disso, o livro traz uma parte de Orçamento Público e Direito Financeiro. É um livro muito bom.

Outro livro excelente, mas que eu não usei como concurseiro - não estava publicado à época - é a obra do meu amigo Luiz Henrique Lima, "Controle Externo". O Luiz Henrique, hoje Auditor Substituto de Conselheiro do TCE/MT, foi AUditor Federal de Controle Externo do TCU por muitos anos e sua obra é de excelente didática e um pouco mais completa do que a do Prof. Valdecir Pascoal, no que tange ao tema 'Controle Externo'. No entanto, é um livro maior e de leitura menos acessível. O Luiz Henrique tem um livro de exercícios comentados, também excelente. No caso do LHL, eu sou suspeito para falar. É um cara muito bom e que também dá aulas pela internet (aulas escritas). É só pesquisar.

d) Orçamento Público/Direito Financeiro

Orçamento Público e Direito Financeiro é a matéria que me trouxe ao EVP. Eu tenho dois cursos aqui. Um teórico e outro de exercícios. São dois cursos muito bons (modéstia à parte) lecionados em 2009. Acredito que em breve devem estar sendo retirados do site, então, quem tiver interesse, deve correr. :)

Além disso, tenho um livro publicado na área, chamado "Fundamentos de Orçamento Público e Direito Financeiro", também publicado em 2009. Muitos me perguntam se o livro ainda está atual e a resposta que eu dou é que sim, ele está. Houve algumas mudanças significativas na Contabilidade Pública nacional no fim de 2009, mas os impactos dessas alterações na obra foram já revelados através de nota no site da Campus na internet. E não foram muitas. :)

Além do meu livro, eu gosto e usei quando era concurseiro, o livro do Prof. Francisco Glauber Lima Mota, "Contabilidade Pública Básica". O livro, que na verdade é de Contabilidade Pública, tem uma longa introdução sobre Orçamento Público. É um livro sensacional, do qual eu ainda gosto e uso como referência e consulta.

Outro livro que pode atender a esta matéria é o já citado "Direito Financeiro e Controle Externo", do Prof. Valdecir Pascoal. A primeira parte do livro, traz um pequeno curso de Orçamento Público e Direito Financeiro.

e) Direito Constitucional

Quando eu era concurseiro, comprei o livro do Prof. Sylvio Mota e outros cursos online disponíveis na internet. Hoje, sei que o Prof. Sylvio Mota dá um curso em vídeo aqui no EVP, mas eu ainda não pude assistir. Sugiro que o aluno leia a Constituição toda. Sim, ler a Constituição é essencial. Não apenas uma, mas duas ou três vezes, marcando e resumindo as partes mais importantes. Depois de posse de um livro ou de um curso online, vá vendo a parte teórica que geralmente não está escrita na Constituição: a) Controle da Constitucionalidade (tem um livro antigo do Prof. Vicente Paulo, muito bom sobre o assunto); b) Teoria Constitucional (há boas aulas em pdf sobre esse assunto em cursos pela internet); c) outros assuntos de Direito Constitucional, como Mandado de Segurança, Habeas Corpus, enfim, os Direitos Fundamentos do art. 5º revisados e estudados individualmente com jurisprudência.

No mais, é fazer muito exercícios anteriores.

f) Direito Administrativo (com ênfase em Licitações e Contratos)

O Prof. Marcelo Alexandrino têm um bom livro publicado na área de Direito Administrativo. Pelo menos, tinha. Eu tenho esse livro e acho ele muito bom. O Prof. Gustavo Barchet também tem um excelente livro de exercícios (são dois na verdade, um para as provas do CESPE e outro para provas da ESAF) que eu usei quando fiz o concurso do TCU. Simplesmente, muito bom. Se eu não me engano, o Prof. Barchet tem um curso em vídeo aqui no EVP, de exercícios. É fundamental.

Na parte específica de licitações, vou dar uma sugestão diferente. O TCU publica anualmente uma obra com jurisprudência de licitações e contratos. É possível baixar do site tcu.gov.br. Depois de dar uma boa lida na matéria, lendo a Lei 8666/93, baixe o livro do site do TCU para ler a jurisprudência. Será muito útil.

Caso você queira uma obra, eu recentemente adquiri o livro dos Profs. Cyonil Borges e Sandro Maranhão, ambos Auditores do TCU. O livro "Licitações e Contratos" é muito bom, objetivo e contém muita jurisprudência e questões de concurso. Uma obra indispensável.


Quanto às demais matérias, sugiro esperar o edital sair para poder saber o que exatamente estudar.

Aquele abraço,
Fernando Gama
fgamajr@gmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Receita Testada - Bolo de milho verde em lata

Gente, quarta-feira de cinzas chegou...eu eu cheguei de viagem rsrsrs
Bem, das receitinhas que "elegi" fiz apenas o bolo de milho, lá na mamãe tinha tanta guloseima que não "sobrou" espaço para mais nd, mas prometo testar tdas as outras em breve!!
Só uma coisinha sobre a receita: fez o maior "sucesso"... minha vizinha provou, na msm hora pegou a receita e fez... comeram rapidinho na casa dela tb.
Olha, realmente é mt boa e o que é melhor "prática.
Vamos a ela então:

Cozinha da Vice 

O meu bolinho....



Bolo de Milho Verde em Lata
Ingredientes:
1 lata de milho verde escorrida
3 ovos
8 colheres (sopa) de fubá
1 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
1/3 de xícara de óleo
1 colher (sopa) de pó royal

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento, depois acrescente o fermento (bater pouco) e coloque em fôrma untada e polvilhada.
Leve ao forno preaquecido moderado (180 graus) por cerca de 50 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia sem resíduos

sexta-feira, 4 de março de 2011

Chiclete pra grudar no seu ouvido!!

Receitas que elegi para fazer neste carnaval!!

Amigas, amanhã estarei viajando para casa dos meus pais, cidade sem carnaval, tranquila. Esse ano quero isso, descanso e aconchego da casa de mamãe.
Como teremos visitas andei bisbilhotando alguns blogs e e escolhi algumas receitinhas que quero fazer - não prometo todas pois tb preciso ficar um pouco de pernas para o ar. Mas vamos a elas: 

Dicas para saudáveis dias de FOLIA!!!

Coma bem

Durante a folia, invista em alimentos à base de vitamina C (laranja, caju, acerola, couve-flor) e vitamina B1 (cereais integrais, leite, amendoim), que aumentam a resistência e auxiliam no metabolismo.

Invista nos alimentos certos

Potássio (tomate, banana, nozes), magnésio (nozes, cereais, leite) e manganês (verduras, gema de ovo, cenoura) também são bons aliados, pois combatem a fadiga e auxiliam nos batimentos cardíacos e nas contrações musculares

Tenha um kit energia à mão

Uma boa dica para os foliões manterem os níveis de energia e a glicemia normal é levar um kit para lanche: duas castanhas do Pará + duas nozes + frutas secas

Beba bastante líquido

Não esquecer de beber água para se hidratar é fundamental. O ideal é tomar vários goles ao longo do dia. Se for pular carnaval, não passar mais de duas horas sem tomar líquido!

Preste atenção no cansaço

Se, no meio da folia, sentir corpo pesado, inchaço e aumento de celulite, isso pode ser o reflexo do acúmulo de toxinas no organismo. Por isso, é hora de desintoxicar

Faça uma desintoxicação

O ideal é fazer uma desintoxicação para que o fígado consiga eliminar essas toxinas que roubam nossa vitalidade. É hora de investir mais em frutas, verduras, carnes magras, carboidratos integrais e água de coco. Além disso, deve-se suspender o uso de açúcares, farinha branca e frituras

Invista em um suco detox

Uma receita desintoxicante bem interessante é o suco detox: 1 cenoura pequena + 1 folha de couve + 4 galhos de salsinha + 1 maçã + 1 copo de água. Bata bem no liquidificador e beba em jejum.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Panquecas de Arroz - Reaproveitamento



Aproveitando que falei no tema... já testei:

Panqueca de Arroz - do Cyber Cook

1 xícara(s) (chá) de arroz cozido
2 xícara(s) (chá) de leite
1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 unidade(s) de ovo
2 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
quanto baste de sal

Junte o arroz pronto com o leite, a farinha de trigo, o ovo, o parmesão, o sal e bata tudo no liquidificador .
Faça as panquecas e reserve.

O recheio e o molho são a gosto.
Sugiro: carne moída, camarão ou frango como recheios
Sugiro: Mollho de tomates ou molho branco
E mt queijo por cima... levar ao forno para gratinar!!
Fácil e reaproveita aquele arroz que sobrou de ontem..... 
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-panqueca-de-arroz.html?codigo=12824 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Arroz dormido ficar com gosto (e aspecto) de fresquinho! Alguém sabe como fazer?

É isso msm pessoal... como moro só sempre que faço arroz para levar para o trabalho sobra - pq como pouco tb - às vezes faço arroz de forno, panqueca - mas enjoa - e nunca consigo fazer com que ele fique "gostoso e bonito" para levar mais uma vez.
Amigas... quem souber como "requentar" direitinho me dê um HELP!!!

Vitaminas que substituem uma refeição (para quem quer emagrecer)!!

Então pessoal, a primeira receita faço pelo menos 2 vezes por semana para substituir o pão do café da manhã. As outras ainda não testei mas prometo provar contar para vcs. Se alguém já provou por favor nos conte!!!



Vitamina 1 - Iogurte e Gelatina

- 01 copo de iogurte natural (eu faço na iogurteira em casa)
- 01 pote de gelatina (qlq sabor)
- 01 banana
- 02 colheres de aveia
- 01 colher de chá de mel
Bater no liquidificador e sabarear. Fica bem grossinho. Uma delícia e sustenta.


Vitamina 02 - Iogurte e Linhaça

- 02 colheres de sopa de aveia em flocos
- 1 colher de sopa de linhaça dourada
- 1 copo de iogurte desnatado
-  1 colher rasa de chá de cacau em pó
- Adoçante a gosto
- 1 Banana grande Agora você deverá bater todos os ingredientes no liquidificador, coloque pedras de gelo se quiser bem geladinho, a vitamina ficará uma delícia.

Vitmanina 03 - Coco e Leite de soja

- 1 colher (sopa) de coco ralado
- 100 ml de leite de soja light
- 100 g de iogurte desnatado
- 1 colher (sopa) cheia de quinua em flocos (acelera o metabolismo e controla a produção de insulina)
- 1 xícara (chá) de frutas vermelhas, como amora, mirtilo e morango (tem efeito antienvelhecimento e aumenta a saciedade)
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, acrescente gelo. Tome seguindo as indicações do cardápio.

Vitamina 04 - Abacaxi e Leite de coco
- 1 fatia de abacaxi (acelera o metabolismo e a queima de calorias em até 30%)
- 1/2 manga palmer
- 1/2 abacate pequeno
- 100 ml de leite de coco
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos (prolonga a sensação de saciedade e acelera a queima de gordura)
- 1 copo (200 ml) de iogurte desnatado (acelera o processo de emagrecimento e dificulta a formação de gordura)
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, acrescente gelo. Tome seguindo as indicações do cardápio.

Para não desanimar - Por Willian Douglas

1ª Dica para Motivação
MOTIVAÇÃO
A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como "motivo para a ação" ou "motivos para agir".
Você precisa de motivação. Ela é quem nos anima e ela é quem nos faz "segurar a barra" nas horas mais difíceis e recomeçar quando algo dá errado. Porém... isto você já sabe. O que todo mundo quer saber é:
Como conseguir motivação?
A motivação é pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para trabalhar, prosseguir, crescer. As outras pessoas podem ajudar na motivação, mas não nos dá-la de presente.
A primeira motivação é você cuidar bem de si mesmo, ser feliz. Costumo dizer que você vai passar o resto da vida "consigo", que pode se livrar de quem quiser, de qualquer coisa, menos de você mesmo. Por isso, deve cuidar bem de sua mente, corpo e projetos, sonhos, futuro.
Mas existem outras motivações.
Deus Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para viver e prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso profissional e capaz, poderá servir mais ao trabalho para sua divindade.
Família Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro amoroso, filhos, pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de disposição para o estudo e o trabalho.
Riqueza Existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro a menor delas. Paz, saúde, equilíbrio, família, sucesso, fama, ser benquisto e admirado, tudo isto são formas de riqueza, que podem ser escolhidas por você e servirem como estímulo.
Dinheiro O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma escolha, mas é perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar dinheiro. Basta que seja dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar muitas coisas úteis e prazerosas. Assim, se você quer estudar para ter mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um bom motivo.
Tempo Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado tiver, mais tempo você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais tranqüilidade e segurança.
Resolver problemas Conheço amigos para os quais o concurso serviu para resolver problemas. Um deles, o Professor Carlos André Tamez, do Curso Aprovação, estudou para ser Auditor da Receita, pois morava no Rio de Janeiro e sua amada, em Curitiba. O concurso serviu para ele poder trabalhar na cidade que desejava. E conheço uma amiga para quem o concurso serviu para poder se separar sem depender de pensão do ex-marido. Para outro, o concurso foi a fonte de dinheiro para montar seu consultório dentário.
Segurança O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de ter alternativas, seja a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc. São bons motivos.
Motivação é tarefa de todos os dias!
Entenda que todo projeto de longo prazo terá momentos de grande ânimo, momentos normais e momentos de desânimo, e vontade de desistir. Sabendo disso de antemão, procure se preparar para os dias de baixa: eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles.
A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar dos motivos que o estão fazendo estudar, ter planos, persistir.A motivação deve ser redobrada nos momentos de crise, de desânimo e cansaço. Em geral, ela vai segurá-lo. Algumas vezes, você vai "surtar", ter uma crise e parar um tempo. Tudo bem, tenha a crise, faça o que quiser, mas volte a estudar o mais rápido possível. De preferência, recomece no dia seguinte.
Dicas de motivação
1) Você pode criar técnicas para se animar. Eu usava uma xerox do contraqueche (hollerith) de um amigo que já tinha sido aprovado. Quando eu começava a querer parar de estudar antes da hora, olhava o contracheque que eu queria para mim e conseguia continuar estudando mais um tempo. Conheço gente que tem a foto de um carro, de uma casa, uma nota de 100 dólares, a foto de onde quer passar as férias de seus sonhos. E tem gente com foto da esposa, do marido, dos filhos.
2) Outra dica importante: esteja perto de pessoas com alto astral, animadas, otimistas, e de pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito contato com pessoas que não estejam trabalhando por seus sonhos, que vivam reclamando de tudo, que não queiram nada. Escolha as pessoas com as quais você estará em contato e sintonizado. O canarinho aprende a cantar, ouvindo outro canário. E canários juntos cantam melhor. Esteja perto de quem cante ou goste de cantar.
Motivação: dor ou prazer. O ser humano age basicamente por duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor. Quando alguém deixa de saborear uma apetitosa sobremesa, pode estar querendo evitar a dor de engordar; quando a saboreia, está buscando o prazer do paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota baixa, reprovação, fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender, saber, acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece que, comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um objetivo idêntico (por exemplo, passar no vestibular ou concurso público), o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar prazer) é bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar dor).
2ª Dica: A eterna competição entre o lazer e o estudo
Todo mundo já se pegou estudando sem a menor concentração pensando nos momentos de lazer, e todo mundo já deixou de aproveitar as horas de descanso por causa de um sentimento de culpa, remorso mesmo, porque deveria estar estudando.
Esta inversão de fazer uma coisa e pensar em outra causa desconcentração, stress e perda de rendimento no estudo ou trabalho. Além da perda de prazer nas horas de descanso.
Em diversas pesquisas que realizei durante palestras e seminários pelo país, contatei que os três problemas mais comuns de quem quer vencer na vida são estes:
  • medo do insucesso (gerando ansiedade, insegurança),
  • falta de tempo e
  • a "competição" entre o estudo ou trabalho e a praia, cinema, namoro, etc.
E então, você já teve estes problemas?
Todo mundo sabe que para vencer e estar preparado para o dia-a-dia é preciso muito conhecimento, estudo e dedicação, mas como conciliar o tempo com as preciosas horas de lazer ou descanso?
Este e outros problemas atormentavam-me quando eu era estudante de Direito e depois quando passei a preparação para concursos públicos. Não é à toa que fui reprovado em 5 concursos diferentes!
Outros problemas? Falta de dinheiro, dificuldade dos concursos (que pagam salários de até R$ 12.000,00/mês, com status e estabilidade, gerando enorme concorrência), problemas de cobrança dos familiares, memória, concentração etc.
Contudo, depois de aprender a estudar, acabei sendo 1º colocado em outros 7 concursos, entre os quais os de Juiz de Direito, Defensor Público e Delegado de Polícia. Isso prova que passar em concurso não é impossível e que quem é reprovado pode "dar a volta por cima".
Dá para, com um pouco de organização, disciplina e força de vontade, conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada às técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
O sucesso no estudo e em provas (escritas, concursos, entrevistas, etc.) depende basicamente de três aspectos, em geral desprezados por quem está querendo passar numa prova ou conseguir um emprego:
1º) Clara definição dos objetivos e técnicas de planejamento e organização;
2º) Técnicas para aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória;
3º) Técnicas específicas sobre como fazer provas e entrevistas, abordando dicas e macetes que a experiência fornece mas que podem ser aprendidos.
O conjunto destas técnicas resulta em um aprendizado melhor e mais sucesso em provas escritas e orais (inclusive entrevistas).
Aos poucos, pretendemos ir abordando estes assuntos, mas já podemos anotar aqui alguns cuidados e providências que irão aumentar seu desempenho.Para melhorar a "briga" entre estudo e lazer , sugiro que você aprenda a administrar seu tempo. Para isto, como já disse, basta um pouco de disciplina e organização.
O primeiro passo é fazer o tradicional quadro horário, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas. Ao invés de servir como uma "prisão", este procedimento facilitará as coisas para você. Pra começar, porque vai levá-lo a escolher as coisas que quer dar mais tempo e a estabelecer suas prioridades. Experimente. Em pouco tempo você vai ver que isto funciona.Também é recomendável que você separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou namoro. Sem isso, o stress será uma mera questão de tempo. Por incrível que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento final no estudo aumenta.Outra dica simples é a seguinte: depois de escolher quantas horas você vai gastar com cada tarefa ou atividade, evite pensar em uma enquanto está realizando a outra. Quando o cérebro mandar "mensagens" sobre outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem seu tempo definido. Isto aumentará a concentração no estudo, o rendimento, e o prazer e relaxamento das horas de lazer.
Aprender a separar o tempo é um excelente meio de diminuir o stress e aumentar o rendimento, em tudo.
3ª DICA: Dez dicas importantes para fazer uma prova (concurso público)
A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire. Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria respiração.
Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante. Procure manter-se em estado alfa, ou seja, combine calma e atenção.
Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade, visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que "treino é treino e jogo é jogo" e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a oportunidade de jogar pra valer, de ir para o campeonato.
Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se disso e enquanto a maioria estiver tensa e preocupada, você estará feliz e satisfeito. Um dos motivos pelos quais eu sempre rendi bem em provas é porque considero fazer provas algo agradável. Imagine só, às vezes a gente vai para uma prova desempregado e sai dela com um excelente cargo! Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a próxima vez. Comece a ver, sentir e ouvir "fazer prova" como algo positivo, como uma ocasião em que podemos estar tranqüilos, calmos e onde podemos render bem.
Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro colocado (o que é uma grande ilusão, já que ser o primeiro traz mais problemas do que vantagens). Também não é mostrar que é o bom, o melhor, o "sabe-tudo". O objetivo é acertar as questões, tentar fazer o máximo de pontos mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar.
Só isso.
A simplicidade e a objetividade são indispensáveis na prova, ladeadas com o equilíbrio emocional e o controle do tempo. Para passar lembre-se que você precisa responder aquilo que foi perguntado. Leia com atenção as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão.
Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Em provas dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. Por mais simples que seja a questão, responda-a fundamentadamente. No início e no final seja objetivo; no desenvolvimento (no miolo), procure demonstrar seus conhecimentos. Nessa parte, anote tudo o que você se recordar sobre o assunto e estabeleça relações com outros. Sem se perder, defina rapidamente conceitos e classificações. Se souber, dê exemplos. Aja com segurança: se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou exemplo, evite-o. "Florear" a resposta sem ter certeza do que está escrevendo não vale a pena. Isso só compensa se tratar-se do ponto central da pergunta, do cerne da questão. Nesse caso, se o erro não for descontado dos acertos, arrisque a resposta que lhe parecer melhor.
Utilize linguagem técnica. A linguagem de prova é formal, de modo que não se deixe enganar pela coloquial. Substitua termos, se preciso. Ex.: "Eu acho", "Eu entendo", "Entendo que".
Correção lingüística. Tão ruim quanto uma letra ilegível ou uma voz inaudível é a letra bonita ou a voz tonitruante com erros de português. O estudo da língua nunca é desperdício e deve ser valorizado. Além disso, a leitura constante aumenta a correção da exposição escrita ou falada.
Evitar vaidades ou "invenções". Muitos querem responder o que preferem, do jeito que preferem. Em provas e concursos temos que atentar para a simplicidade e para o modo de entender dominante e/ou do examinador. Aquela nossa tese e opinião inovadora, devemos guardá-la para a ocasião própria, que certamente não é a do concurso.
Tenha sempre humildade intelectual. Não queira parecer mais inteligente que o examinador ou criticá-lo. Não se considere infalível, sempre prestando atenção mesmo a questões fáceis ou aparentemente simples. Nunca despreze uma opinião diversa.
"Teoria do consumidor". Além desses cuidados, temos que ter um extra com alguns examinadores. Lembre-se que todo professor, quando aplica uma prova é, na prática, um examinador. A grande maioria dos examinadores aceita que o candidato tenha uma opinião divergente da sua. Há, contudo, alguns mestres e bancas um tanto mais inflexíveis, casos em que será exigido do candidato uma dose de fluidez, docilidade, suavidade e brandura.
Junte-se a isso o ensino daqueles que sabem atender ao consumidor: o importante é satisfazer o cliente, o cliente tem sempre razão, o atendimento é tão importante quanto o produto.
Esta técnica ensina que o candidato deve ser prudente e pragmático.
Pragmatismo, anote-se, é a "doutrina segundo a qual a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela seja útil, tenha alguma espécie de êxito ou de satisfação".
O candidato precisa ter fluidez e maleabilidade suficientes para moldar-se à eventual inflexibilidade do examinador.
Se o seu professor só considera correta uma posição, devemos ter cuidado ao responder pois a prova não é a ocasião mais adequada para um enfrentamento de idéias, até porque ele é quem dá a nota, havendo uma grande desigualdade de forças. Existem os momentos adequados para firmar nossas opiniões e pontos de vista e isso é absolutamente indispensável, desde que na hora certa.
Letra legível, palavras audíveis. Se o examinador não consegue decifrar sua caligrafia nem ouvir sua voz, isso irá prejudicar a quem? Quem tem o maior interesse em ser lido, ouvido e entendido? Será que todos os examinadores, profissionais ocupados e atarefados, diante de centenas ou de milhares de provas para corrigir, terão tempo e compreensão diante de uma letra ilegível? Na hora da prova faça letra bonita, de preferência redondinha (ou, no mínimo, em caixa alta), a fim de que ela fique legível. Treine sua oratória para saber falar razoavelmente.
4ª DICA: Fazendo Provas
A realização de provas exige cuidados específicos para cada momento, que serão objeto de nossa atenção a partir de agora. Cada fase da preparação ou da prova tem suas técnicas. Não se assuste, achando que são muitas: como a técnica ajuda, quanto mais técnicas melhor.
A técnica da prática: aprenda a fazer, fazendo.
Aconselho o leitor a treinar o mais que puder a realização de provas. A experiência constitui um excelente trunfo na hora de um campeonato ou de um concurso.
Estes anos correndo o país me mostraram que pouca gente treina fazer provas. E esta é a grande dica: faça provas. Os cursos que mais aprovam são os que levam seus alunos a treinarem fazer provas, os candidatos que passam são os que treinaram fazer provas.
Para fazer provas, existem duas maneiras: simulados e provas reais. O ideal é que o candidato faça as duas, ou seja, que treine fazer provas e questões e que se inscreva em concursos para a área que deseja.Para os simulados, recomendo a você resolver questões e provas da matéria que estudou, como forma de fixar o conteúdo, periodicamente, fazer um concurso simulado, reprisando o tempo real da prova, o uso apenas do material permitido e, claro, utilizando provas de concursos anteriores. Outra dica boa é fazer os simulados filantrópicos cada vez mais comuns nos cursos preparatórios.
Falemos mais um pouco sobre este importante item.
VÁ FAZER AS PROVAS. Há pessoas que deixam de fazer uma prova por não se considerarem "preparadas" e deixam de adquirir experiência e até mesmo, algumas vezes, ser aprovadas. Mesmo que ainda esteja começando a se preparar, vá fazer as provas. Se for para alguém dizer que você ainda precisa estudar mais um pouco antes da aprovação, deixe que a banca examinadora o faça. Quem sabe o dia da prova não é o seu dia? Asseguro que, pelo menos, você irá adquirir experiência, ver como está o seu nível, como é estar "no meio do jogo" etc. Ao chegar em casa, procure nos livros as respostas: a fixação daquilo que você pesquisar nessa ocasião é sempre muito alta. Analise o gabarito e, se for possível, participe da vista de prova. Se o resultado for abaixo de sua expectativa, não desanime: apenas continue estudando e agregando conhecimentos. A coisa funciona assim mesmo: a gente normalmente "apanha" um pouco antes de começar a "bater".
TREINE EM CASA. Mesmo que você não tenha como fazer as provas, é possível adquirir boa parte dessa experiência em casa, treinando. Reúna provas de concursos anteriores ou comercializadas através de cadernos de testes e livros, separe o material de consulta permitido pelo Edital, o número de questões, o tempo de prova, etc. E faça a prova! Tente simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que irá encontrar no dia do concurso. Aproveite esses "simulados" para aprender a administrar o tempo de prova. Se os cursos preparatórios oferecerem provões ou simulados, participe.
TREINOS ESPECIAIS. Depois de algum treino, passe a ficar resolvendo mais questões por um tempo um pouco maior (p. ex., uma hora a mais) do que o que terá disponível no dia da prova, o que serve para aumentar sua resistência.
Outro exercício é resolver questões em um tempo menor, aumentando a pressão. Por exemplo, se a prova terá 4 horas para 50 questões de múltipla escolha, experimente tentar responder esse número de questões em 3 horas ou 3 horas e meia. Em seguida, responda a outras questões até completar o tempo de 4 horas. Se você está acostumado a resolver questões com uma pressão maior do tempo e com uma longa duração (5 ou 6 horas, por exemplo), ficará mais à vontade em provas em condições menos severas. Contudo, à medida em que a data do concurso for se aproximando, passe a realizar mais provas simuladas em condições absolutamente iguais às que você irá enfrentar.
5ª DICA: Mudança de paradigma
Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a mudar esse paradigma. Você também precisa ver a prova com os olhos do examinador. Se um médico, um engenheiro, um advogado e um político virem uma ponte ruir e pessoas se ferirem, é possível que haja quatro modos de avaliar o fato: um pensará em socorro médico, outro em qual foi a falha na construção, outro em ações de indenização, e o último em mais um ponto de sua plataforma eleitoral.
Enquanto você não aprender a ver a prova não como quem quer acertar (o aluno) mas como quem quer ver se está certo (o examinador), as suas provas terão menos qualidade.
Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e trocá-las para a correção. Corrija-as como se fosse o próprio examinador. Você aprenderá a ver a prova com outros olhos e isto facilitará seu desempenho quando reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a postura e respostas do colega como se você fosse da banca.
Humildade intelectual
Nunca despreze uma idéia nova ou uma opinião sem meditar e refletir.
Nunca despreze uma idéia por causa de sua fonte, por exemplo, por ser de alguém que você não gosta, ou que é pobre, ou que é de outra raça, ou de outra religião, ou de outro estado, ou de outro sexo, ou de outra qualquer coisa. Avalie as idéias pelo seu valor e não pela sua origem ou roupagem.
Além disso, é preciso conhecer o que há, o que já existe, nem que seja para sustentar uma tese inteiramente nova. Caso contrário, pode ocorrer aquela história onde um ateu foi para o Clube dos Herejes e, na portaria, perguntaram-lhe se havia lido a Bíblia, o Talmude, etc. O ateu disse que não leu nada porque era ateu, e o mandaram para o Clube dos Ignorantes.
Resumos e cores
Ao estudar faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore, mencionados no item abaixo. Organize-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma "passada" por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização.
O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitosa, pois estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais "quentes" para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma espécie de ícone.
SQ3R
Morgan e Deese mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos quais se identificou aquele que seria o melhor método de estudo: o SQ3R. Este eficiente método pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros, sendo referido por praticamente todos os livros que tratam do assunto (metodologia, aprendizado, leitura dinâmica, memorização, etc.).
Nesse sistema nós reaprenderemos a ler, agora não mais em um passo, mas em cinco. Por demorarmos mais tempo para ler com o SQ3R, aparentemente estará havendo "perda" de tempo. Mas isso é só aparência. Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho de fixação é tão superior que compensa com sobras o esforço de aprender esta nova dinâmica de leitura, em fases. É claro que o leitor só usará este sistema quando achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponível.
As duas primeiras fases (S e Q) servem para aguçar a curiosidade mental e dar uma noção do que se busca, servem para "abrir" o cérebro e "arar" a terra onde serão lançadas as novas informações.
As três fases seguintes (3R), que correspondem a três formas diferentes de se ler, correspondem a três momentos de fixação cerebral, um complementar do outro.
O conjunto facilita o estabelecimento mental de relações e associações, a apreensão, a memorização e a "etiquetação mental". Em resumo:
1º - Defina o que você está procurando ou quer aprender.
2º- Formule perguntas e questões.
3º - Leia o texto rapidamente, prestando atenção aleatoriamente a termos isolados, lendo os títulos e subtítulos, reparando as figuras, as notas, os termos em negrito. Essa leitura é um "vôo geral" sobre o que será lido em seguida.
4º - Leia tradicionalmente, com atenção, e, se quiser, sublinhando o que achar mais importante.
5º - Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor fixação.
Formule perguntas sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que se quer aprender. Prepare perguntas a serem respondidas. Levante dúvidas. Isso "abre as portas" para a matéria que virá em seguida.I4.3, acima.
Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, detalhes importantes que sejam rapidamente captados, veja "qual é o lance". Essa primeira leitura é rápida, "descompromissada", sem a preocupação com a compreensão total. É um vôo sobre uma floresta antes de descer para caminhar por ela.
Na segunda leitura faça uma análise melhor, a leitura tradicional, comece a tirar suas conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar, etc. Esta leitura é o passeio a pé pela floresta. Como sublinhar,C19, I5, p. 475.
Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir, etc. Aqui você utilizará e melhorará eventuais anotações rápidas feitas na 2ª leitura. Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer uma explanação sobre o tema. Essa leitura é aquela onde se anota o que ficou de mais emocionante ou importante da visita à floresta, é aquela onde você, novamente do avião, registra os pontos mais bonitos, onde existe esta cachoeira, aquela nascente ou aquela árvore fenomenal, etc.
Após terminar o estudo pelo SQ3R, pegue o questionário previamente preparado e veja se já pode respondê-lo. O que você responder é o que já foi fixado. Procure em seguida as respostas para as perguntas que não tiver respondido, o que servirá como excelente forma de aprender e fixar a matéria.
6ª DICA: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E TEMPO DE ESTUDO
INDIVIDUALIZAÇÃO E QUALIDADE
O tempo de estudo não é uma parte isolada de nossa vida, mas uma parcela do tempo em interação com as demais atividades.
Para se ter um bom horário de estudo é preciso harmonização, pois ninguém pode apenas estudar. É preciso cuidar da administração do tempo, que envolve vários fatores, entre os quais reluzem a responsabilidade com nossos objetivos e a flexibilidade para adaptar o que for possível e para se adaptar às circunstâncias.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo.
Em Efésios 5:16 fala em agir "remindo o tempo, porque os dias são maus", sendo que uma tradução mais recente utiliza os termos "usando bem cada oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar, adquirir de novo. Essa preocupação com o tempo excede em muito a preocupação com a data da prova. Ela se liga à fugacidade da vida, ao seu caráter transitório e efêmero.
Isso foi retratado por Tiago (Cap. 4, vers. 14) ao dizer: "Que é a vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa" ao passo que o Salmista disse que "tudo passa rapidamente, e nós voamos" (Salmo 90:10).
Se administrar o tempo é algo assim tão valioso, é óbvio que administrar o nosso tempo de estudo também o é. Seja porque o estudo ajuda a vencer em nossa curta vida, seja porque nosso tempo é limitado e, portanto, devemos saber dividi-lo harmoniosamente.
Procurando o ideal. A idéia normal de quem está estudando é a de saber qual o número ideal de horas de estudo para se alcançar sucesso. É por essa razão que uma das perguntas que mais ouço é:
"Quantas horas você estudava por dia?"
Já ocorreu de um aluno me perguntar quantas horas eu estudava, pois ele, já que não era tão inteligente quanto eu, estudaria o dobro e, assim, passaria no concurso. Obviamente, disse a ele 1) que não existe isto de mais ou menos inteligente, mas sim a pessoa usar ou não a inteligência que todos temos e 2) que o importante não era quantas horas eu estudei mas quantas ele poderia estudar.
Embora equivocado quanto ao método, repare que esse aluno tinha um objetivo e estava "matutando", pensando em como chegar lá. Isso é positivo. O fato de estar equivocado foi resolvido, pois, além de ele estar procurando soluções, ele fez perguntas. E só quem pergunta (ao professor ou aos livros) pode obter respostas.
O importante é o seu horário. Perguntar quantas horas outra pessoa estudava não tem utilidade porque ninguém tem sua vida igual à de outrem: uns trabalham, outros não; uns vão à igreja, outros não; uns são solteiros, outros casados, outros mais ou menos; uns têm filhos, outros não. O que adianta saber é quantas horas você estuda, ou, mais, quantas pode estudar por dia ou por semana.
Além do mais, o certo é perguntar, primeiro, como estudar e, depois, quantas horas você pode aproveitar para estudar. O número ideal de horas para se estudar é: o maior número de horas que você puder, mantida a qualidade de vida e do estudo. Esse é o número.
Quantidade x Qualidade do Estudo. Como tudo na vida, importa mais a qualidade do que a quantidade. Há quem estude doze horas por dia e seu resultado prático seja inferior ao de outro que estuda apenas uma hora por dia. Por quê? Por causa de inúmeros fatores, como a concentração, a metodologia e o ambiente de estudo. Mesmo assim, os estudantes e candidatos preocupam-se apenas com "quantas horas" ele ou o colega estuda por dia, e quase não se vê a preocupação com o "como" se estuda.
Quem se preocupa apenas com "quantas" horas se estuda, esquece do desperdício de tempo de estudo por causa de sua baixa qualidade.Como ensinou Deming (obra citada), "a produtividade aumenta à medida que a qualidade melhora", pois há menos retrabalho (fazer de novo o que foi mal feito), pois há menos desperdício.
Quantidade x Qualidade x Qualidade + Qualidade. Embora a qualidade seja o mais importante, é óbvio que você precisa dedicar uma quantidade de tempo para estudar. Se pode estudar 2 horas por dia, não estude apenas "uma com qualidade" e desperdice a outra: estude as duas com qualidade. Se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas sem qualidade, João estudou mais. Porém, se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas com qualidade, José estudou mais.
Uma das vantagens de estudar para um concurso é que até passar você sacrifica uma considerável parte do seu tempo, mas após sua aprovação pode refazer seu horário do jeito que preferir. Pode até voltar a fazer o que fazia, só que com sua vida profissional resolvida, já curtindo o seu sucesso e, é claro, com mais status e dinheiro no bolso.
Uma hora de estudo com qualidade vale mais do que 5 horas de estudo sem qualidade. Contudo, cinco horas de estudo com qualidade valem mais do que 1 hora de estudo com qualidade. Assim, você deve reservar o maior tempo possível para estudo, apenas com o cuidado de separar tempo para descansar, relaxar, etc.
O resultado da soma da quantidade com a qualidade pode ser expresso pelo que se lê em II Coríntios 9:6: "Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará.
7ª DICA: COMO FUNCIONA UM PROJETO DE ESTUDO
O primeiro passo que devemos dar é assumir o controle de nossa vida e planejar qual será o caminho a ser trilhado. A preparação para uma prova, exame ou concurso é uma atividade séria demais para ser feita aleatoriamente, ao sabor do vento, deixando-se levar como as ondas do mar. É aconselhável que se tenha um projeto e que, para realizá-lo, se organize um sistema eficiente de estudo.
Estudar não é uma atividade isolada: o estudo produtivo e otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo nada mais é do que montar um sistema de estudo.
Sistema é disposição de partes em uma estrutura organizada. É, pois, uma reunião coordenada e lógica de diversos elementos. O sistema de estudo será o emprego de um conjunto de técnicas ou métodos voltados para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenação ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, deslocamento, etc., de modo a propiciar um rendimento ótimo nos estudos.
Este sistema deve ser eficiente, eficaz, isto é, capaz de produzir o efeito desejado, de dar um bom resultado.
Não adianta, como muitas vezes ocorre, a pessoa parar toda sua vida, lazer, descanso e ficar quase 24 horas ligada em estudo, estudo, estudo e, em pouco tempo, parar tudo por causa de estresse, depressão ou coisa semelhante. Um sistema organizado e razoável permite um esforço dosado e contínuo.
QUALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
COMPROMISSO
(Persistência, Constância de propósito)
Ao contrário do mero interesse por alguma coisa, significa querer com constância. David McNally diz que "compromisso é a disposição de fazer o necessário para conseguir o que você deseja". O mesmo autor cita, ainda, a explicação de Kenneth Blanchard: "Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados." É o compromisso que nos vai fazer sacrificar temporariamente o que for necessário para estudarmos e perseverar até chegar aonde queremos. Compromisso também pode ser entendido como perseverança, firmeza de vontade, constância de propósito, fortaleza. Thomas Edison, diz-se, só conseguiu transformar em realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de nº 10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Há quem ainda distinga compromisso e comprometimento, que seria um grau ainda maior de interesse. Exemplo: se tenho que estar em tal lugar em tal dia, tenho um compromisso, ao passo que se estou querendo ir, estou comprometido com isso.
Assuma a responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistência.
Sobre persistência em obedecer a alguma coisa (a Deus, a um objetivo, etc.), se houver interesse, veja Jeremias, cap. 36. Quanto ao modo de se executar, reflita sobre Colossenses 3:23: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração (...)".
AUTODISCIPLINA (domínio próprio)
Um dos maiores atletas que conhecemos, Oscar Schmidt, ensina que a diferença entre um bom atleta e um atleta medíocre (mediano) é que este pára diante das primeiras dificuldades ao passo que aquele, quando está cansado, dá mais uma volta na pista, e mais uma volta, e mais uma volta. Assim, aos poucos, vai melhorando, minuto a minuto. Não foi qualquer um que ensinou isso, foi um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Ele, na verdade, indicou uma qualidade indispensável para um atleta e para se alcançar um sonho: autodisciplina. Ele também ensina que é preciso ter-se humildade, não achar que se é o melhor, pois, sempre temos algo a aprender e a melhorar.
Autodisciplina é a capacidade de a pessoa se submeter a regras, opções e comportamentos escolhidos por ela mesma, mesmo diante de dificuldades. Como se vê, autodisciplina significa que vamos submeter-nos a uma coisa ao invés de outra. Ninguém é completamente livre: somos sempre escravos da disciplina ou da indisciplina. A disciplina permite escolhas mais inteligentes e é melhor para efeito de passar em provas e concursos.
É a autodisciplina que nos dará poder para renunciar, ainda que temporariamente, a prazeres menos importantes em favor da busca por prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser "mandados" por uma disciplina auto-imposta são escravos ainda maiores da própria desorganização, preguiça ou falta de vontade. Nesse sentido, vendo-se as vantagens do exercício da autodisciplina, podemos dizer que o poeta Renato Russo estava certo quando cantava, na música "Há Tempos" que "disciplina é liberdade".
Além de autodisciplina, o sucesso no estudo e nas provas exige alta disciplina, ou seja, uma alta dose dessa atitude. Em geral, lidamos com grande quantidade de matéria e grande quantidade de tempo para aprender tudo. Mesmo que o estudo de qualidade ganhe tempo, você terá que ter paciência. E disciplina para fazer a coisa certa pelo tempo certo.
A alta disciplina não é só para o estudo, mas também para manter a atitude mental certa, o equilíbrio, saber administrar o tempo, descansar na hora de descansar e assim por diante. Se pensar em desanimar ao saber que vai precisar de auto e alta disciplina, lembre-se de que a única escolha que você tem é de pagar o preço de aprender ... ou o preço de não aprender.A única escolha que você tem é: pagar o preço de aprender ... ou o preço de não aprender.
Para ajudar na autodisciplina, conscientize-se de que você é responsável por seu futuro. Liste seus objetivos de curto, médio e longo prazos e periodicamente os releia.
ORGANIZAÇÃO
A importância do planejamento e da organização foi mostrada por Jesus (Lucas 14:28, 32), em parábola:
Da mesma forma, quem começa a estudar deve planejar o desenvolvimento dos estudos, as matérias que precisa aprender, o material necessário, a administração do tempo, etc., para não começar mal uma obra ou ir para a guerra despreparado.
Organizar-se é estabelecer prioridades. A conjugação do estabelecimento de prioridades (planejamento estratégico) com a autodisciplina (domínio próprio) e com a estruturação das atividades é a melhor forma de se obter tempo para estudar, para o lazer, descanso, família, etc.
Aprenda a não deixar mais as coisas para a última hora, seja um trabalho, seja uma inscrição em concurso. Deixar as coisas para o último dia é pedir para ter problemas e dar chance para o azar. No último dia uma máquina quebra, alguém fica doente, ocorre um imprevisto, etc. Comece a se organizar e uma boa dica é essa: cumpra logo suas tarefas. Não procrastine.Organize-se. Defina suas prioridades. Discipline o seu tempo. Estabeleça metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa, pense apenas nela. Execute com alegria. Aproveite o dia (carpe diem).
ACUIDADE
Acuidade significa, como ensina o Aurélio, "agudeza de percepção; perspicácia, finura". Finura, no sentido aqui tratado, e ainda segundo o Aurélio, significa "afiado, que tem vivacidade, sagaz". Essa qualidade, pode ser resumida em "prestar atenção". Istoé o que mais falta quando alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responde a uma questão de prova. Quantas vezes você não aprendeu alguma coisa apenas porque não estava atento, ou errou uma questão de prova (uma "casca de banana") porque não estava "ligado" no que estava fazendo? Apenas por falta de atenção, de acuidade. A regra básica aqui é, na lição de N. Poussin, a seguinte: "O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito."
Assim, se você vai estudar, ler um livro, assistir a uma aula, fazer uma prova (isto é, se você decidiu fazer isto), faça bem feito. Para fazer bem é preciso acuidade, ou seja, prestar atenção. Esse princípio serve para tudo: trabalho, lazer, sexo, etc.
Esteja aberto para a realidade e para novas idéias. Veja, ouça e sinta as coisas. Participe da vida como ator e não como espectador. Seja sujeito e não objeto dos acontecimentos. Concentre-se no que faz. Seja curioso. Não tenha receio de questionar, duvidar, perguntar. Pense, raciocine e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor.
FLEXIBILIDADE
Talvez esta seja a qualidade mais importante para que este livro possa ser útil. O meu sistema não será bom para você a menos que você o adapte à sua realidade, qualidades, defeitos, facilidades e dificuldades. Adaptação é uma forma de inteligência. Tudo o que você vir, ler, ouvir, sentir, etc. deve ser avaliado e adaptado. Teste as coisas, veja se funcionam bem para você ou se, para funcionarem melhor, demandam alguma modificação. Não tenha receio de criar seus próprios métodos e soluções.
A capacidade de adaptação foi mencionada por um grande general:
Em suma, você deve ser capaz de - como diz conhecida oração atribuída a um almirante americano - ter coragem para mudar as coisas que são mutáveis, resignação para aceitar as que são imutáveis e sabedoria para distinguir ambas. Para montar seu projeto de estudo, adapte o que é adaptável e adapte-se às condições que você não tem como alterar.
A flexibilidade é, portanto, a capacidade de adaptação. Ela será importante em toda a sua vida e, também, para montar um sistema de estudo. Ela também serve para que possam ir sendo feitas as modificações necessárias à medida em que forem surgindo novas situações, circunstâncias, imprevistos, etc.
8ª DICA: COMO DEFINIR O PRAZO PARA SER APROVADO
1 PRAZO PARA APROVAÇÃO
Essa é a regra de ouro do candidato. Não defina prazos: estabeleça um objetivo e tenha a persistência necessária para alcançá-lo. Como dizia o maior vendedor do mundo: "O fracasso nunca me alcançará se minha vontade de vencer for suficientemente forte".
Além do mais, o fracasso é uma situação ou um momento, nunca uma pessoa. Como já disse, você pode acumular concursos em que não passou mas bastará uma aprovação para "resolver" o problema. E, de mais a mais, um resultado negativo sequer pode ser considerado um fracasso, porque sempre se ganha experiência para o próximo concurso (C23). Outro equívoco é o da pessoa que após um ou dois reveses resolve mudar de carreira ao invés de persistir em seu intento.
O título deste Capítulo contém uma pequena armadilha: Como definir o prazo para ser aprovado é exatamente não buscar a sua definição. O que devemos definir é o objetivo a ser buscado o quanto for suficiente. Um dos motivos é o fenômeno da agregação cíclica.
9ª DICA: 1 - exercícios
Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horários específicos apenas para redigir. Faça redação geral, de apoio e específica.C9, I5, p. 240. Como diz o brocardo latino Fiat fabricandun faber, fazer se aprende fazendo. Ou melhor, é indicado obter primeiro uma base teórica, mas a perfeição só adquire-se com a prática. Experimente começar a escrever um diário, poesias, contos, fazer descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações sobre assuntos em geral e assuntos da matéria da prova. Faça resumos de livros, filmes, etc.
Treine fazer descrições bem completas, identificando tudo o que caracteriza a coisa descrita e a distingue das demais.
Façamos um exercício: Descreva um pão de queijo.
Isto mesmo. Pare a leitura, pegue uma folha e comece a trabalhar. [Descreva um pão de queijo.
Já descreveu?
Vamos lá, pegue uma folha em separado e descreva um pão de queijo.
Estou esperando...
esperando...
esperando...
Pronto. Acabou?
Vamos "corrigir" ?
Primeiro passo:
Pegue novamente folha em anexo e
1 - Veja a "cara" dela. Está bonita?
2 - Por melhor que esteja, tenho certeza que dá para melhorar. Faça isso.
Já fez?
Estou esperando...
esperando...
esperando.
Experimente conferir se sua descrição pode ir um pouco mais fundo, passando para o campo da dissertação, onde você pode desenvolver idéias, juízos, valor.
Ótimo. Agora diga-me se você descreveu bem um pão de queijo.
Veja se falou do seu tamanho, cor, temperatura ideal, sabor, composição (massa, queijo, tempero, etc.), odor, textura, acompanhamentos ideais (café, refrigerante, etc.), origem (Minas Gerais), ocasiões e modo de consumo, variedades (simples, com pedaços de outros ingredientes, com doce de leite, etc.), sua utilidade para reuniões, lanches rápidos, tira-gostos, etc., lojas especializadas em vender pão de queijo, se faz diferença ser feito no forno de fogão ou em microondas, sua primeira, melhor e pior experiência com um pão de queijo, eventuais comparações com outros tipos de pão (francês, pão de batata, pão integral), etc.
Você falou nisso tudo?
Se você não falou é porque não quis, não teve paciência ou não está treinado para levar a sério a tarefa de escrever. Vamos, eu tenho certeza que você pode fazer um trabalho excepcionalmente bonito. Tente agora outra descrição.
Que tal o pão francês?
Outro treino útil será experimentar contar uma história, isto é, fazer uma narração, com todos os seus elementos: personagem (um pão de queijo que adquiriu vida), ação, espaço, tempo em desenvolvimento, enredo ou trama e narrador. Escrever uma história irá ajudar muito na construção daquela já mencionada estrada que liga o cérebro à caneta e esta ao papel.
Se você sabe descrever um pão de queijo, saberá certamente descrever qualquer outra coisa que conheça, da vida ou da matéria que cairá na prova.Em provas jurídicas, uma das questões que os candidatos consideram mais complicadas é descrever a natureza jurídica de alguma coisa. Ora, natureza significa, nesta acepção, espécie ou qualidade. Natureza jurídica será absolutamente a mesma coisa dentro desse universo específico. Para descrever-se a natureza jurídica de algo, basta dizer o que tal coisa é na essência, quais as suas características e o que a distingue das demais. Se você conhece a coisa e sabe escrever, estas questões não serão mais um problema.
10ª DICA: RESUMO PARA A PROVA
Como citei muitas técnicas, vou fazer um resumo para você lembrar no dia da prova. A técnica que usarei é a do processo mnemônico.Pense na frase:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei. Agora, repare que a frase é a ligação para uma série de palavras/técnicas:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei.
Não leve isto anotado para o dia da prova pois, embora não o seja, pode ser considerado como "cola". Memorize a frase e, ao receber seu material de prova, escreva no caderno de questões ou folha para rascunho. Usando a técnica, você lembrará as coisas mais importantes para a prova.
At - atitude e atenção
Ca - calma e tranqüilidade
Fo - foco
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atençãoAdminist - administrar o tempo e administrar o que não sabe
Revi - revisões 1 e 2
Descansei - intervalos, situação, atitude
At - atitude e atenção. Lembre que fazer provas é um privilégio, uma oportunidade, que muitos queriam estar onde você está, lutando por seus sonhos. E tenha atenção, não fique voando.
Ca - calma e tranqüilidade. Um candidato calmo rende mais. Se preciso, respire lentamente até se acalmar. Divirta-se.
Fo - foco. O objetivo é passar e, para passar, a atitude correta é: fazer a melhor prova que eu puder fazer hoje, devo mostrar meus conhecimentos com clareza e objetividade para deixar o examinador feliz.
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção. Ler as instruções vai ajudá-lo a fazer a prova corretamente; ler as questões vai fazer você descobrir o que o examinador realmente quer saber de você (e não o que você gostaria que ele perguntasse). O examinador precisa ser atendido.
Administ - administrar o tempo e administrar o que não sabe. O tempo se administra fazendo as contas e, claro, treinando antes, para ter prática de fazer provas. Administrar o que não se sabe é decidir deixar em branco ou mostrar o que for possível de conhecimento.
Revi - revisões 1 e 2. E, se necessário, o uso da técnica VMR.
Descansei. Implica bom uso dos intervalos para melhorar seu rendimento, em "descansar" na idéia (atitude) de que concurso se faz até passar, que se deve exigir apenas o melhor possível, que a situação é favorável (na prova, você ou vai passar ou vai ver onde precisa melhorar).*
*Para aqueles que, como eu, acreditam que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8: 28), também é possível "descansar" nessa idéia. Assim, se você acredita em Deus, pode e deve se acalmar com a ajuda d´Ele
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...