sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Para dormir melhor....

Outro dia postei aqui sobre um medicamento natural que tenho feito uso para dormir um pouco melhor... o Mulungu... tem sido bom msm. Mas sempre vale a pena tentar fazer algo que seja um pouco mais saudável. Para quem tem problema com insônia.. siga as dicas:

1. Não faça exercícios pelo menos 3 horas antes de dormir. Isso aumenta o fluxo sanguíneo e te deixa bem ligado. Fazendo exercícios pouco antes de deitar irá manter seu ritmo cardíaco elevado e fica difícil o relaxamento suficiente para dormir. O melhor horário para praticar atividades físicas é no final da tarde ou de manhã. Evite esforços físicos após as 18 horas. 


2. Um sanduíche de peru com alface e um copo de leite pode ajudar na sua sonolência. Ok, pode ser só com alface. Estes alimentos contêm todos Tripfanos, um aminoácido que age como um indutor natural do sono. Essa é uma importância substância para refeições noturnas. Porém, é questionável definir que níveis são suficientemente para induzir a sonolência.


3. Não ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir. Não se engane com aquela relaxadinha que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.


4. Tente não pirar seu relógio biológico. Despertando e ir dormindo na mesma hora todos os dias faz seu corpo se condicionar a seguir esse ritmo, o que significa que você se cansará e será capaz de dormir em um tempo previsível todas as noites. Portanto não é indicado dormir por longos períodos durante o dia. Uma sesta ou cochilo de 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas na sua produtividade. Se você pode faça sempre que tiver vontade. Mas não extrapole esses 15min durante o dia, isso prejudica o sono noturno e ajuda a aprofundar crises de sono continuadas.


5. Experimente contar uma história na sua mente. Calma, não vá pensar numa orgia no meio da Faixa de Gaza. Engane sua mente com uma história calma e alegre e não focalize mais nada. Isso irá ajudar a bloquear os eventos do dia e todos os outros pensamentos que podem gerar um espiral em torno de sua mente e tornam difícil o encontro com o sono.



5 comentários:

  1. Oi, Iraluiza! Adorei o nome do seu blog, porque também estou nessa, rs. Cozinhar é meu relaxamento dos estudos :-) Adorei as dicas para ajudar no sono, ando com o sono leve, vou tentar aplicar algumas dessas "técnicas". Obrigada pela visita e parabéns pelo blog :-)
    Adri - Casa, Coisas e Sabores

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  2. OLÁ QUERIDA, BOM DIA!
    DICAS ÓTIMAS,GOSTEI MUITO!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BEIJOS......♥

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  3. Belo o seu blog. Gostei das dicas do bom sono. Mais confesso que meu problema é que durmo de mais. kkkk
    Vou estar sempre por aqui
    bjos

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  4. Olá Lu,

    Adorei as dicas, já não tenho problemas com insônia, houve uma época que eu não sei como suportei...nossa ainda bem que passou, mas é sempre bom estar atento...

    Bom Fim de Semana!!!
    Paz e Luz...
    1000 Beijokinhas

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  5. OLá, Iraluiza!
    Vim agradeceer a sua visita ao "Blog da Nô" e conhecer o seu espaço!
    Gostei muito!
    Ah, já fiz uso do mulungu e é mesmo bom!
    :o)

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"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

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