quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Você sabe o que é TOXOPLASMOSE?

Então, nem iria postar sobre esse meu problema, mas como acho que é de utilidade pública resolvi escrever um pouco, msm pq mts não tem noção do que é esse nome esquisito.
Há duas semanas percebi que o meu olho direito tinha uma mancha e dependendo da sua posição ficava turva a minha visão, para ficar no pc era uma dificuldade, dois dias se passaram... e nd, logo eu que nunca tive nd de problemas de visão.
Fui no oftamo, diganóstico preliminar: TOXOPLASMOSE, falei Dr. eu nunca tive isso, ele respondeu: pode der tido e não sabe, seu olho tem 03 cicatrizes, significa que vc já teve outras vezes e não percebeu. A "mancha" da vez é uma lesão que voltou....sai de lá desconsolada, mas fui fazer os exames que ele me pediu.. td confiramdo, mas a médica dos exames me tranquilizou...tá no início, toma o remédio que vai recuperar.
Enfim estou tomando a medicação, antibiótico 12 em 12 horas + colírio. Sinto que está bem melhor.
No meio disso td consultei o Dr. Google, meu médico riu, encontrei mts coisas sobre o assunto que ajudam a esclarecer.
Vamos lá:


Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.
Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.
Sintomas
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).
No caso de haver sintomas, merecem destaque:
* Febre;
* Manchas pelo corpo;
* Cansaço;
* Dores no corpo;
* Linfadenopatia, ou seja, ínguas espalhadas pelo corpo;
* Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;
* Lesões na retina.
Tratamento
Em caso de pacientes soropositivos, o tratamento é indispensável, pois a forma disseminada da doença pode envolver retina, pulmões, cérebro, pele, músculos, fígado e coração. Pacientes com Aids requerem tratamento e atenção especial para controlar a progressão da depressão imunológica associada à doença.
Recomendações
* Evite contato com fezes de animais, especialmente de gatos ou outros felinos;
* Tenha cuidado com a higiene das mãos e dos utensílios de cozinha quando estiver lidando com alimentos;
* Não coma carne mal passada nem vegetais mal lavados;
* Não se descuide do acompanhamento pré-natal, se você estiver grávida. Toxoplasmose é uma enfermidade grave durante a gestação;
* Gestantes precisam estar atentas, principalmente se tiverem contato com gatos. Medidas especiais de higiene são fundamentais nesses casos.

4 comentários:

  1. Muito informativa sua postagem, lembro que uma conhecida descobriu durante a gravidez que tinha este problema.
    O médico pediu exames, para que o bebê não tivesse problemas. E não teve mesmo.
    Mas é bom saber, pois, quem tem bichinhos de estimação tem que ficar atento e fazer os exames pra prevenir.
    Os olhos são a área mais afetada.
    Obrigada por compartilhar.

    Um beijo e melhoras.

    ResponderExcluir
  2. Ira querida adorei o post, pois eu tenho toxoplasmose, sendo qua infectologista disse que na fase residual, ou seja, já tive e sempre que eu fizer exames de sangue vai acusar, ela me recomendou exame de fundo de olho anual e tbem faço mapeamento da retina, graças a Deus esta tudo bem com meus olhos, e ainda bem que tem tratamento, bj♥kas, tudo de bom e se cuida queridona, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Queridas Sônia e Ana... obrigada pelo carinho..

    Sônia, o problema é que eu não tenho bichos... outra forma de transmissão são alimentos mal lavados e água contaminada... posso der pego aí...

    Ana.. significa que sempre vou ter tb :(.... mas tratando dá pra viver normalmente??

    ResponderExcluir
  4. Nossa Iraluiza eu não conhecia seu blog e voltarei sempre! Tenho um amigo que teve há pouco tempo toxoplasmose e eu não sabia como pegava ou maiores dados sobre isso, obrigada por compartilhar essas informações tão úteis! Depois passa lá no meu blog que está tendo sorteio! beijos Tereza

    ResponderExcluir

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...