sábado, 16 de julho de 2011

Seguindo a linha ... coisas que gosto "muchto": Azeitonas

Isso msm... em amarro em azeitonas - verdes, as pretas gosto não. Lembro de uma vez que meu pai compru um vidro grandão e me deu para ver se eu enjoava pq td vez que ia na geladeira procurar a azeitona eu já tinha comido td o vidro, foi em vão, continuo gostando muito.
Vamos às curiosidades e receitinha:



Na oliveira, surge bem verde, surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próxima passo da metamorfose é ir ficando arroxeada e ir escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé.
Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva, que, como todos os óleos vegetais, não contém colesterol mas é rico em ácidos graxos insaturados, que são benéficos para aumentar os níveis do "bom colesterol" (HDL). Apesar de ser muito benéfica, a azeitona tem essa quantidade de gordura, o que a torna muito calórica. Por isso, nutricionistas recomendam beliscá-la moderadamente como aperitivo e experimentar acrescentá-la aos pratos de carnesmassas e saladas.
Azeitonas de sal são originadas de uma forma de preparar as azeitonas na região do Algarve. Como se sabe, este fruto não é doce, mas utilizado como petisco ou como tempero mas, para ser utilizado, tem primeiro que ser "curtido", ou seja, processado para lhe tirar o sabor amargo que tem quando apanhado da árvore.
Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, mas no Algarve existe esta forma de a preparar em que se acrescenta sal de cozinha à água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada, ela é depois passada por água a ferver, novamente posta de molho e finalmente temperada com ervas aromáticas.
Uma outra forma de consumir o fruto pode ser através de seu processamento em azeite de oliva, processo no qual o fruto passa por uma prensa, dando origem ao sumo, originalmente mediterrâneo.
Azeitonas De'monteco ou Azeitonas suecas, é uma variedade de azeitona azul e roxa, pouco comercializadas por causa da baixa produção e do alto custo, já que exige um clima frio para sua plantação, é apenas encontrado na Europa e na Ásia, utilizado na Pasta Papal e em receitas da culinária asiática.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeitona



A Azeitona protege contra doenças cardíacas


A presença de radicais livres pode trazer variadas consequências, como é o caso do aparecimento de determinadas doenças. Por exemplo, quando os radicais livres causam a oxidação do colesterol, o colesterol oxidado acumula-se nos vasos sanguíneos, mais especificamente nas artérias, podendo conduzir a um ataque cardíaco ou derrame. Assim, os nutrientes presentes nas azeitonas ao evitar a oxidação do colesterol ajudam a prevenir doenças cardíacas.




Receitinha - Testada

Ingredientes:
- Azeitona: 100 grama(s)
- Azeite de oliva: 2 col.de sopa
- Maionese: 10 col.de sopa

Modo de preparo:
Descaroce as azeitonas (verdes). Junte os demais ingredientes e bata no liquidificador. Sirva com torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...