terça-feira, 12 de julho de 2011

Plantas que cultivo: Erva cidreira

Erva-cidreira (nome científico Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos. (Fonte: Wikipedia

Nomes Populares:

  • chá da frança,
  • chá de tabuleiro,
  • cidrilha,
  • citronela,
  • citronela menor,
  • erva cidreira européia,
  • erva luísa,
  • cidreira verdadeira,
  • limonete,
  • melitéia,
  • melissa,
  • melissa romana,
  • melissa verdadeira,
  • salva do brasil,
  • Propriedades:

    • É adstringente,
      • analgésica,
      • antialérgica,
      • antiespasmódica,
      • antiinflamatória,
      • antimicrobiana,
      • antinevrálgica,
      • anti-séptica,
      • cicatrizante
    • Tem propriedades aromáticas,
    • Atua como calmante,
      • tônico,
      • relaxante,
      • sedativo
    • Indicada em casos de problemas gástricos,
      • de arrotos,
      • com catarros,
      • de circulação,
      • cólicas,
      • flatulência,
      • gases,
      • tosse,
    • Acaba com a ansiedade,
      • crise nervosa,
      • depressão,
      • dor de cabeça,
      • dores nos olhos,
      • enxaquecas,
      • epilepsia,
      • fadiga,
      • insônia,
      • melancolia,
      • nervosismo,
    • É boa contra celulite,
      • problemas menstruais,
    • Limpa e cicatriza a pele
      • com acne,
      • revigora,
      • oleosidade.
      • Precauções:

        • Um certo grupo de pessoas podem desenvolver hipersensibilidade à erva cidreira,

8 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog que eu gosto muito. Eu pretendo plantar algumas ervas em pequenas calhas na grade das janelas e quanto mais informações melhor. Um abraço e Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Iraluiza, não sabia de todas as propriedades da erva cidreira. Acho que vou passar a tomar uns chazinhos de vez em qdo. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI Yolanda.. plantar nas calhas? Me explica isso.. fiquei interessada...

    ResponderExcluir
  4. Em minha casa eu também cultivo várias plantas para uso culinário, e alguns chazinhos. é sempre bom ter ervas fresquinhas ....

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de ter plantinhas para o chá e condimentos em meu quintal.
    Gostei da postagem com as indicações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Soninha.. tb gosto das minhas plantinhas (vou tirar uma ft para postar). Agora só tenho o manjericão e a cidreira.. meu alecrim secou td.
    Mas minha mamy está providenciando mais um pézinho e uma mini hortinha com cebolinhas.
    Acho mt bom colher na própria casa.
    Bjs e obrigada pelo recadinho...

    ResponderExcluir
  7. Vim te visitar e dei de cara com essa delícia... Isso não se faz!!!
    Adoro chá de erva cidreira.
    Venha me visitar tb, tá rolando uma promoção por lá!
    Tô te esperando...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Vim retribuir a visita. Seja sempre muito bem vinda no Meu Tacho!
    Bom fim de semana1
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...