sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dicas e Receita - Queijo Frescal

Meninas e Meninos, eu tenho paixão por queijos - infelizmente por causa do colesterol alto não deveria comer alguns deles, mt gordurosos - mas eu como o branco/frescal com prazer tb, como minha prima me disse que amanhã me dará um queijinho branco sensacional que ela compra na feira - já provei é bom msm e depois eu posto a ft da "doação" - resolvi dar uma revirada na net em busca de "informações" sobre o tal queijo branco.
Espero que seja util para mts "comadres"....

Queijo brasileiro, sendo produzido nos mais diversos estados, tendo sido iniciada sua fabricação no século XVIII em Minas Gerais, em regiões em que o gado de leite era dominante. Assim o Queijo Minas alimentava os exploradores de ouro nas serras mineiras.
Lave-o com água salmorada: 1 litro de água filtrada para 1 colher de sopa rasa de sal grosso, espere o sal grosso dissolver na água antes de lavar o queijo. 
Se o queijo já estiver com muito sal e ficar salgado demais, dê uma enxaguada com água filtrada sem sal. Faça isso com o queijo após tirá-lo da embalagem e se vc demorar muito a consumi-lo repita o processo. Outra coisa importante: se o queijo for muito fresco, o que os mineiros chamam de queijo verde, vai ficar soltando uma água, que é o soro do leite, essa água não pode ficar em contato com o queijo por muito tempo, se não ele fica rançoso, tem que escorrer bem o soro.

Deixe-o mergulhado em água e sal... vá trocando a água ele se conserva por mais tempo.


 Receitinha - não testei

Ingredientes e utensílios:
5 litros de leite pasteurizado (leite tipo "C" ou "B") ou leite direto da fazenda desde que pasteurizado;
3 ml de cloreto de cálcio;
2 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada);
1 termômetro para laticínios;
2 formas para queijo Minas Frescal;
Receita caseira para Queijo Minas Frescal.
Dicas importantes:
Não utilize leite "homogeneizado" ou leite de "caixinha" (leia no rótulo). Este tipo de leite não serve para fabricar queijos.
Se utilizar leite direto da fazenda, é necessário efetuar a pasteurização (leia ao final desta receita como pasteurizar em casa o leite para se fabricar o seu queijo).

Como fazer o Queijo Minas Frescal:
receita queijo minas
Depositar o leite pasteurizado na panela e aquecer até atingir a temperatura de 36ºC (utilize o termômetro para controlar a temperatura).


Desligar a chama e fazer a adição dos ingredientes, distribuindo de forma uniforme sobre o leite e mexendo por 30 segundos para cada adição (o coagulante Quimase deve ser sempre o último ingrediente a ser adicionado).

Após a adição do coagulante, deixar o leite em repouso por um período de 30 a 40 minutos, verificando se ocorreu a formação de uma coalhada lisa, firme e compacta (observe se a mesma começou a se desgrudar da panela; este é um sinal do ponto para se cortar a coalhada). Neste momento o leite apresenta-se na forma de gel, que denominados de "coalhada" ou "coágulo".
receita queijo minas 1Com o auxílio da faca, faça cortes paralelos e cruzados pela extensão da panela, numa distância de uns três centímetros entre um e outro corte.
Após o corte, deixe em repouso por 5 minutos (observe a formação de um soro com tonalidade esverdeada, isto é um bom sinal de que tudo está correndo bem).
Após o repouso, inicie a mexedura, com movimentos circulares e lentos, por toda extensão e profundidade da panela. À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo expulso de seu interior e a massa vai ficando mais rígida.
http://www.queijosnobrasil.com.br/receita-queijo-minas-frescal.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...