quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aprendendo a colocar os pronomes - Estudando Português...

Achei essa matéria mt legal no site da FOLHA, lá tem mts outras dicas, vale a pena conferir.



Eu sei que vou te amar, eu sei que vou
amar-te ou eu sei que te vou amar? Você sabe colocar os pronomes corretamente?
 

DÍLSON CATARINO *
especial para o Fovest Online

"Eu sei que vou te amar / Por toda minha vida / Eu vou te amar / Em cada despedida / Eu vou te amar / Desesperadamente / Eu sei que vou te amar / E cada verso meu será / Pra te dizer / Que eu sei que vou te amar / Por toda minha vida..."(Tom Jobim – Vinícius de Moraes)

Belíssimos versos. Perfeitos em melodia, em emoções. Jobim e Vinícius usaram as palavras para formar um conjunto harmônico com suavidade e sonoridade irrepreensíveis, mas com erros, segundo a gramática normativa.

Quando se escreve um poema ou uma poesia, não há necessidade de se preocupar com a gramática padrão; o artista tem direito à licença poética, que é a liberdade que toma o poeta, algumas vezes, de transgredir as normas da poética ou da gramática. É o que ocorre com esses versos: a colocação do pronome "te" é inadequada. Vejamos por quê:

Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) podem ser colocados em três lugares distintos na oração: antes, depois ou no meio do verbo. Para isso, as seguintes regras devem ser seguidas:

1) Colocação do pronome antes do verbo (Próclise): Na língua portuguesa culta só ocorrerá a próclise quando houver uma palavra atrativa antes do verbo. Veja quais são elas.

Certamente você está pensando "Caramba! Vou ter que memorizar tudo isso?" Na verdade, não, pois, no Brasil, a gramática moderna traz o seguinte: Usa-se próclise em qualquer circunstância, menos quando o pronome estiver no início do período. O uso da próclise, portanto, é permitido com ou sem palavra atrativa, a não ser no início do período. Por exemplo, uma frase sem elemento atrativo: "Ela dedicou-se aos filhos" ou "Ela se dedicou aos filhos".

2) Colocação do pronome no meio do verbo (Mesóclise): Na língua portuguesa culta só ocorrerá a mesóclise quando não houver palavra atrativa e o verbo estiver no futuro do presente (amanhã eu irei) ou no futuro do pretérito (se você fosse, eu também iria). Veja como usar.

3) Colocação do pronome depois do verbo (Ênclise): Na língua portuguesa culta só ocorrerá a ênclise quando não houver palavra atrativa nem o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Exemplo

Quando houver locução verbal (dois ou mais verbos, indicando apenas uma ação ou qualidade), existem as seguintes regras:

Se o verbo principal (o que indica a ação ou a qualidade) estiver no infinitivo (terminado em ar, er ou ir) ou no gerúndio (terminado em "ndo"), pode-se colocar o pronome ligado a este verbo ou ao outro, o denominado auxiliar. Se ele for colocado junto do principal, ocorrerá a ênclise; se for colocado junto do auxiliar, seguem-se as regras anteriores. Exemplo

Se o verbo principal estiver no particípio (terminado em "ado" ou "ido"), não se pode colocar o pronome junto dele, somente junto do auxiliar. Exemplo

Conclui-se, então, que o primeiro verso de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, sem a licença poética, deveria ser assim escrito:

"Eu sei que te vou amar" ou "Eu sei que vou amar-te".

Ficaria "maravilhoso", não é mesmo?

Somente mais um detalhe: quando houver dupla atração, o pronome poderá ficar entre ambas ou após elas. Por exemplo: "Espero que se não aborreça comigo" ou "Espero que não se aborreça comigo".

2 comentários:

  1. Oi Iraluiza,
    Que legal seu post, repassei ele, para minha querida nora que, como vc, estuda para concursos :)
    Xerokas
    Go

    ResponderExcluir
  2. Minha menininha linda,adorei esse post e estou levando comigo,tá?
    Q saudade!
    Estive ausente por uns dias, mas já voltei!
    Super bju

    ResponderExcluir

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...