segunda-feira, 18 de julho de 2011

Administração Geral: Comunicação

Conceito e Tipos de Comunicação
 A comunicação é o processo de transmissão de informações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos.
Tipos: Verbal e não-verbal
Verbal: escrita
Não-verbal: inclui o Comportamento Cinésico (movimentos dos corpos); Proxemia    
(influência da proximidade e do espaço); Paralinguagem (forma como alguma coisa é
dita, tom de voz, sonolência); Linguagem de Objeto  (uso de coisas materiais,
vestimenta, maquiagem...).
A comunicação organizacional flui formalmente na direção vertical, horizontal e informal.

As Funções e os Elementos da Comunicação
Funções: Informação, Motivação, Emoção e Controle
Elementos: Transmissor, Codificação, Mensagem, Canal, Decodificação, Receptor e
Ruído
A Eficácia da Comunicação vai se dar por meio do que chamamos de Feedback.

Distorções da Percepção

Estereótipos: Atributos de um grupo que são transferidos ao indivíduo.
Efeito Halo: Formação de opinião pela maneira de vestir, corte de cabelo
Percepção Seletiva: Destacam-se aspectos de pessoas ou situações pelas crenças, ou por um determinado ponto de vista.
Projeção: Quando se designa atributos pessoais a outros indivíduos.

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"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

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