quinta-feira, 16 de junho de 2011

Da série RESUMOS - AFO - Orçamento Tradicional e Desempenho

Bom Dia Pessoas...

Seguindo a tendência dos últimos concursos resolvi voltar a estudar AFO, já que o INSS emperrou...deixei Previdenciário de "ladinho" por enquanto.
Continuando com os resuminhos vou postar tds os tipos de orçamento.
Começando pelos TRADICIONAL e DESEMPENHO. Aproveitem....

Orçamento clássico ou tradicional. O orçamento tradicional ou clássico era aquele onde constavam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. Era peça meramente contábil – financeira, um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.
Neste tipo de orçamento não havia preocupação com a realização dos programas de trabalho do governo, preocupando-se apenas com as necessidades dos órgão públicos para realização das suas tarefas, sem se questionar sobre objetivos e metas.

Orçamento de desempenho ou por realizações. Uma evolução do orçamento clássico foi o chamado orçamento de desempenho ou por realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o resultado dos gasto e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”. Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de uma planejamento central das ações do governo.

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Estou passando rapidinho para agradecer sua visita no arte na cozinha. Já estou te seguindo!
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  2. Passando para agradecer a visita, já estou te seguindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Iraluiza, vim agradecer a visitinha e conhecer seu cantinho.
    Já vi que gostas de cozinhar também e tens ótimas receitas por aqui, vou seguir para acompanhar tudo, volte sempre lá na Biroskinha, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Iraluiza, já deu pra perceber que vc adooooora estudar!E de cozinhar também...que bom assim você relaxa um pouco né?
    Adorei seu cantinho e já estou seguindo também...beijkas
    Maísa
    ondas de sabores

    ResponderExcluir

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...