sábado, 21 de maio de 2011

Pimentas...ADOROOOO!

Muito bem pessoas, isso msm, "quase" tudo para mim tem que ter pimenta, e tem que ser ardida. Então resolvi fazer uma pesquisa na net sobre a "mardita" e achie coisas interessantes para postar aqui.
Vamos lá:

s pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum. É cultivada principalmente nos estados de MG, BA e GO. Consumidas no Brasil, principalmente na forma de conserva de fruto inteiro em vinagre ou azeite.
A pungência ou picância das pimentas deve-se a presença da capsaicina. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente esta que possui as propriedades benéficas à saúde. A capsaicina têm propriedades medicinais comprovadas, atua como cicatrizante de feridas, antioxidante, dissolução de coágulos sanguíneos previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evitahemorragias, aumenta a resistência física.  Além disso, influencia a liberação de endorfinas, causando uma sensação de bem-estar muito agradável, na elevação do humor.

COMPOSIÇÃO 

O valor nutricional da pimenta é relativamente alto, por constituir boas fontes de vitaminas, principalmente C e, em tipos ingeridos secos, vitamina A. Apresenta ainda cálcio, ferro, caroteno, tiamina, niacina, riboflavina e fibras

 Pimentas em conserva

Img_0021

Ingredientes:
1 xícara (chá) de pimenta-do-reino fresca em grãos
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimenta malagueta limpa
1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça limpa
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de pimenta-de-bode limpa
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho. Adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterelizados com tampa, com capacidade para 1/2 litro cada um e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses.
Se preferir, use metade do azeite de oliva e metade de óleo de milho. Para deixar as pimentas com sabor menos picante, substitua o azeite por vinagre. Sirva com carnes.

Molho de Pimenta Marú
Esta receita é da família de Ida Guilhermina Bormann Navarro, tradição de mais de 150 anos.
Ingredientes:
1 lata de massa de tomate pequena
2 cabeças de alho
2 copos de vinagre
10 pimentas ardidas sem semente
1 pacote pequeno de orégão
1 pitada de açúcar
sal a gosto, 
10 folhas de louro
Confecção:
Bater o molho no liquidificador.

Geléia de Pimentas com Abacaxi

1 abacaxi inteiro
5 pimentas dedo-de-moça sem sementes
3 pimentas dedo-de-moça com sementes
700 gr de açúcar

Modo de Preparo

Descasque o abacaxi, tire o miolo e corte em pedaços. Leve ao fogo médio com o açúcar e deixe apurar por aproximadamente 30 minutos.
Em seguida corte as pimentas em pedaços pequenos e jogue sobre a mistura e deixe por mais 20 minutos no fogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda pessoa por quem temos carinho e que de alguma forma faz parte da nossa vida, é de todas as formas, insubstituível.
Brunekkkah."

Fique à vontade...seu comentário é mt bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...